Síndrome Pós-Covid

Um ano após o grande 'surto', o covid-19, não apenas deixou um rastro de dor e falência, mas também ainda está presente em muitos dos que já sofreram com a doença, causando sofrimento e diminuição na qualidade de vida. São pessoas que continuam apresentando manifestações ou sequelas persistentes após a passagem da infecção, com sintomas graves ou assintomáticos; a Síndrome Pós-Covid já é uma realidade cada vez mais presente à medida que a pandemia avança. Covid-19 não é uma doença conhecida e, portanto, também não são suas sequelas em potencial.

Segundo Dr Fábio Ravaglia: A Síndrome Pós-Covid-19" é um termo que está sendo utilizado para descrever os casos em que a pessoa foi considerada curada, mas continua apresentando alguns sintomas da infecção, como cansaço excessivo, dor muscular, tosse e sensação de falta de ar ao realizar algumas atividades do dia a dia. Já foi relatada em outras viroses como SARS e gripe espanhola. Acredita-se estar relacionada a atividade inflamatória intensa característica da Covid-19.

Algumas áreas da saúde, tem buscado desvendar alguns “mistérios” deixados como “herança” das sequelas do COVID. Na área da Ortopedia e Traumatologia, dentre muitos problemas apresentados e levam as pessoas a procurar profissionais da ortopedia, vale registrar que houve um aumento significativo do tromboembolismo periférico. Resta determinar se é um efeito direto do vírus ou um efeito indireto de inatividade física e confinamento estrito.

Por isso, lembre-se sempre da importância de manter-se ativo, pois: Ajuda no controle de doenças crônicas como câncer, doenças do coração, diabetes e obesidade e fortalece o sistema imunológico, o que contribui para um bom estado geral de saúde.

Dr. Fábio Ravaglia Instituto Ortopedia de Saúde www.ortopediaesaude.org/