O Coronavírus e a Telemedicina

Com o surto do Coronavírus em nível mundial, no Brasil, o Ministério da Saúde estabeleceu algumas regras para a telemedicina, ou seja, o atendimento médico à distância. A medida foi uma das encontradas para evitar o contato social e, assim, diminuir o risco de contaminação pelo novo coronavírus, que já matou 34 pessoas no Brasil (dados de "O Globo", nesta data).



Alinhados a esta tendência e unidos no combate a esta pandemia, a Arthros Clínica Ortopédica, o Instituto Ortopedia & Saúde e a Americ Assistência Médica Radiológica, entidades presididas pelo Dr. Fábio Ravaglia, já estão desde ontem, 23 de março de 2020, utilizando-se de meios telemáticos para os atendimentos médicos necessários neste período de confinamento social.


Vale dizer que no último dia 19 de março, o CFM - Conselho Federal de Medicina protocolou junto ao Ministério da Saúde um ofício sobre a utilização dos serviços de telemedicina afim de reforçar todas as iniciativas no combate ao contágio da Covid-19, especialmente no que condiz à teleorientação (para a realização à distância da orientação e encaminhamento de pacientes em isolamento), telemonitoramento (monitoramento à distância de parâmetros de saúde/ou doença, sempre sob orientação e supervisão médicas) e teleinterconsulta (exclusivo para a troca de informações e opiniões entre médicos para auxílio diagnóstico e terapêutico).


Além de atender à distância, desde que dispondo de uma assinatura eletrônica para a autentificação, médicos poderão também emitir atestados ou receitas por meio eletrônico. O prontuário clínico deverá ser registrado informando sobre o caso atendido, data, hora, meio de comunicação usado e número do registro profissional. Segundo a portaria do ministério, o atendimento "deverá ser efetuado diretamente entre médicos e pacientes, por meio de tecnologia da informação e comunicação que garanta a integridade, segurança e o sigilo das informações".


Ainda, os médicos também terão de notificar casos do novo coronavírus se constatarem um por meio do atendimento à distância, e poderão inclusive determinar a necessidade de isolamento domiciliar.


_____


O Instituto Ortopedia & Saúde e os seus voluntários estão unidos para trazer informações corretas ao combate ao Coronavírus. Estamos seguindo e acompanhando as diretrizes dos órgãos oficiais para logo voltarmos regularmente às nossas atividades e projetos presenciais, como o Caminhadas com Segurança.



Saúde e longa vida!

Instituto Ortopedia & Saúde

Rua Itapeva, 490 - 10o. andar - São Paulo, SP (Próximo da Av. Paulista e do Metrô Trianon-Masp)

Telefones:  (11) 3289 8000  |  (11) 3373 8899  |  faleconosco@ortopediaesaude.org.br

Acompanhe-nos pelas redes sociais

  • TV Saúde no Youtube

Curadoria:  Rodrigo N. Ferraz  |  rodrigo@upbeatconsulting.com.br  |  55 11 5199 2919