Lave muito bem as suas mãos. Sempre.


Como sabemos, o novo Coronavírus se espalha através de secreções e gotículas que saem da boca quando as pessoas tossem ou espirram, o que os médicos e cientistas chamam de aerossóis.


Além de passarem direto para pessoas que estejam próximas, essas gotículas contaminam superfícies, nas quais as outras pessoas tocam e, ao tocar o próprio rosto, se contaminam. Por isso, apenas usar a máscara de proteção é insuficiente. Outras ações igualmente relevantes como lavar bem as mãos - água e sabonete ou álcool gel 70% - antes e após a utilização das máscaras é tão importante quanto o uso destas!


Legal mas... as máscaras feitas em casa adiantam?

Sim, adiantam sim. Desde que você lave as mãos antes e depois de vesti-la e a própria máscara seja lavada e higienizada após o uso, não há problema, pode e deve ser usada. Retirar a máscara é muito importante também para evitar a contaminação, veja o vídeo do Dr. Fábio aqui. Mas não se esqueça de que profissionais ou caseiras para manuseá-las lave as suas mãos antes e depois.


Por que as pessoas com sintomas devem usar máscara se estarão confinadas?

Pessoas com suspeita de estarem contaminados com coronavírus devem usar máscaras porque isso ajuda a diminuir a disseminação das gotículas com o vírus pelo ar e sobre superfícies como maçanetas, por exemplo. Com a força da tosse ou do espirro, as gotículas voam longe. A máscara não filtra o vírus, mas ajuda a impedir que essas gotículas se espalhem demais, contaminando tudo por aí. Ou seja, as máscaras além de protegerem você de contaminar as outras pessoas, também podem dificultar a sua contaminação pelos outros. E você sempre ajudará neste processo lavando corretamente e com frequência as suas mãos.


Ainda estou inseguro. Devo comprar máscaras profissionais?

Não é necessário. Com os cuidados adequados e sempre com as mãos limpas e higienizadas, a máscara caseira funciona para evitar a contaminação dos demais e dificulta a sua contaminação por eles. A orientação da OMS é que as pessoas usem máscaras se elas mesmas estiverem doentes, se tiverem sintomas respiratórios. E o motivo para isso é que elas evitam a transmissão para outra pessoa, mais do que para evitar que elas mesmas se infectem.


E o alcool gel 70%?

Também não é imprescindível. Muito se fala nele porque como ele evapora depois de usado, em locais públicos como farmácias e supermercados se torna mais prático. Em casa, use água e sabão sem medo, serão igualmente eficientes se você lavar com frequência e com cuidados a sua mão.


Como devo lavar as mãos corretamente?

Você já percebeu: as máscaras sozinhas não vão fazer milagres! Assim, lavar as mãos é uma questão de higiene mais do que necessária: as mãos estão sempre em contato com superfícies contaminadas de micróbios, e potencialmente com o novo Coronavírus também. E não existe melhor maneira de evitá-los do que limpando dedos, unhas, palmas das mãos e até os seus punhos com muito mais frequência.


Aprenda, neste vídeo aqui, uma maneira simples e correta de fazer essa higienização. Ela deve ocorrer antes e depois das refeições, após usar o banheiro, ao espirrar ou tossir, como você sempre ouviu e já pratica! Não somente ao vestir e ao retirar a sua máscara de proteção, tá?


Não se esqueça: antes de lavar as suas mãos, retire todos os adornos que possam acumular sujeira como anéis, pulseiras, relógio, etc. E, como recomenda o Doutor Fábio, cantar uma música ou fazer uma oração durante a lavagem das mãos é importante para poder medir o tempo necessário para a lavagem ser eficiente e completa, ok?


Saúde e longa vida!


Aprenda a confeccionar a sua própria máscara aqui: https://youtu.be/VNYEgEWrJKw


O Instituto Ortopedia & Saúde e os seus voluntários estão unidos para trazer informações corretas ao combate ao Coronavírus no período de confinamento social. Estamos seguindo e acompanhando as diretrizes dos órgãos oficiais para logo voltarmos regularmente às nossas atividades e projetos presenciais, como o Caminhadas com Segurança.

Instituto Ortopedia & Saúde

Rua Itapeva, 490 - 10o. andar - São Paulo, SP (Próximo da Av. Paulista e do Metrô Trianon-Masp)

Telefones:  (11) 3289 8000  |  (11) 3373 8899  |  faleconosco@ortopediaesaude.org.br

Acompanhe-nos pelas redes sociais

  • TV Saúde no Youtube

Curadoria:  Rodrigo N. Ferraz  |  rodrigo@upbeatconsulting.com.br  |  55 11 5199 2919