Atividades físicas na quarentena, benefícios imunológicos e gerais


Exercícios físicos melhoram a imunidade e saúde mental no isolamento. Manter a prática de atividades físicas se tornou ainda mais importante neste período de isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2).


Segundo Dr. Fábio Ravaglia, a prática de atividades físicas, principalmente se for feita de maneira regrada e regular, traz benefícios por aumentar o sistema imunológico, ou seja, com o sistema imunológico fica mais fácil lidar com a doença caso algo aconteça.


A atividade física não previne o contágio do novo coronavírus, mas deixa o organismo mais resistente e protegido contra outras doenças que podem ser fatores determinantes para potencializar a ação do vírus. Fortalecendo o sistema imunológico, a resposta do organismo será mais eficiente contra diversos casos de infecção e, é também com esse propósito, que a prática de atividades físicas pode atuar. É praticamente consenso entre os estudiosos que a prática regular de atividades físicas com intensidade moderada pode ser considerada como uma aliada no aumento da imunidade. O aumento dos linfócitos (células do sistema imunológico que atuam com a função de defender o organismo de agentes desconhecidos) extingue e neutraliza células infectadas por vírus e bactérias.


Além de fortalecer o sistema imunológico, a atividade física é uma grande aliada da saúde mental, pois proporciona uma sensação de bem-estar. No esforço de manter a saúde mental, a atividade física é uma aliada das emoções advindas do período pandêmico. Colocar o corpo em movimento é fundamental para manter o equilíbrio entre os nossos sistemas.


Inicie a atividade de maneira leve, mantendo a regularidade e procure um profissional capacitado para o acompanhamento. O tipo de atividade recomendada é aquela que te dá maior bem-estar, maior satisfação. O importante é se mexer!


Instituto Ortopedia & Saúde Caminhadas com Segurança