Covid-19: cuidados no transporte público


Olá! Para que você possa ficar tranquilo quando precisar sair de casa seguem algumas perguntas - e cuidados - que devem e precisam ser tomados, certo?


Mas como usar do transporte público, um ambiente de pouca ventilação, cheio de bactérias e normalmente aglomerado?


Vamos lá: ao entrar e sair de um ônibus, metrô ou trem, além da máscara, é sempre muito bom que você mantenha sempre que possível as suas mãos higienizadas com álcool gel . A dica é que você leve sempre com você esse higienizante, deixando as mãos limpas e protegidas, não só contra o novo Coronavírus, mas de outros vírus e bactérias também.


Ah, evite os horários de pico e, se possível, dê preferência para o transporte privado, como carro, táxi ou aplicativos. Também, ande com lenços descartáveis, caso você esteja tossindo ou espirrando, e os troque e descarte frequentemente, sempre no lixo.


Como você sabe, o vírus não infecta as pessoas pelas mãos, mas sim quando você leva as suas mãos à boca, nariz, olhos, ouvidos. Ou quando somos expostos diretamente a tosse e espirros. O uso da máscara no transporte público não protege você totalmente do vírus, apenas da exposição direta às secreções.


Preciso trocar de roupa ao voltar da rua?

Bem, essa é uma das maiores dúvidas. Se o transporte público estiver muito aglomerado, eventualmente pode levar à contaminação, sim. Por isso, é recomendado trocar de roupa ao chegar em casa para diminuir sua possibilidade de contágio, ok?


Alguma outra dica?

Lembre-se: não toque a sua máscara com as mãos na parte da frente, retire-a pela parte de trás. Não deixe sua máscara presa no pescoço e não guarde na bolsa com a parte da frente exposta a outros objetos (use um saco de papel ou plástico perfurado para isso). Lembre-se, sua máscara deve ser descartada ou lavada depois de no máximo duas horas de uso, ok?


Saúde e longa vida!


O Instituto Ortopedia & Saúde e os seus voluntários estão unidos para trazer informações corretas ao combate ao Coronavírus no período de confinamento social. Estamos seguindo e acompanhando as diretrizes dos órgãos oficiais para logo voltarmos regularmente às nossas atividades e projetos presenciais, como o Caminhadas com Segurança.

Instituto Ortopedia & Saúde

Rua Itapeva, 490 - 10o. andar - São Paulo, SP (Próximo da Av. Paulista e do Metrô Trianon-Masp)

Telefones:  (11) 3289 8000  |  (11) 3373 8899  |  faleconosco@ortopediaesaude.org.br

Acompanhe-nos pelas redes sociais

  • TV Saúde no Youtube

Curadoria:  Rodrigo N. Ferraz  |  rodrigo@upbeatconsulting.com.br  |  55 11 5199 2919