O que você precisa saber sobre o Coronavírus!

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (nCoV-2019) foi descoberto em 31 de dezembro do ano passado após casos registrados na China.

Os primeiros coronavírus humanos foram identificados em meados da década de 1960. A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida. São as crianças pequenas as mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus (os alpha coronavírus 229E e NL63 e os beta coronavírus OC43 e HKU1.)

Novo coronavírus (nCoV-2019)

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), são 14,5 mil casos registrados em 18 países, com 305 mortes. Isso mobilizou organismos internacionais e a comunidade científica a buscar respostas sobre prevenção, transmissão e tratamento desse novo tipo de coronavírus. No Brasil, até 03 de fevereiro de 2020, foram 15 casos suspeitos em investigação em sete estados, nenhum deles confirmado. São Paulo apresenta mais casos suspeitos: são 7 em investigação.

Alguns coronavírus podem causar doenças graves com impacto importante em termos de saúde pública, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), identificada em 2002, e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), identificada em 2012.

Ações do Ministério da Saúde

No dia 31 de janeiro de 2020, foi publicado no Diário Oficial da União um decreto presidencial com assinatura do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, reativando um Grupo de Trabalho Interministerial de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional e Internacional. O grupo já atuou em outras situações, como a pandemia de influenza. E agora atuará no caso do novo coronavírus. A medida faz parte das ações preventivas do Brasil para enfrentar o coronavírus (nCoV-2019), se algum caso for confirmado no país.

O Ministério da Saúde tem realizado monitoramento diário da situação do coronavírus (nCoV-2019) junto à Organização Mundial da Saúde - OMS, que acompanha o assunto desde as primeiras notificações, em 31 de dezembro de 2019. Por isso, com o intuito de manter a população informada a respeito do coronavírus (nCoV-2019), o Governo do Brasil passou a atualizar diariamente informações na Plataforma IVIS, com números de casos suspeitos, confirmados e descartados, além das definições desses casos e eventuais mudanças que ocorrerem em relação a situação epidemiológica do coronavírus (nCoV-2019).

Perguntas e respostas sobre o coronavírus (nCoV-2019):

1. Como o coronavírus é transmitido?

As investigações sobre transmissão ainda estão em andamento, mas ainda não está claro com que facilidade o novo coronavírus se espalha de pessoa para pessoa. Apesar disso, a transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas (gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos). Os coronavírus apresentam uma transmissão menos intensa que o vírus da gripe e, portanto, o risco de maior circulação mundial é menor. O vírus pode ficar incubado por duas semanas, período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção.

2. Como é feito o diagnóstico do coronavírus?

O diagnóstico é feito com a coleta de materiais respiratórios (aspiração de vias aéreas ou indução de escarro). É necessária a coleta de duas amostras na suspeita do coronavírus. As duas amostras serão encaminhadas com urgência para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). Uma das amostras será enviada ao Centro Nacional de Influenza (NIC) e outra amostra será enviada para análise de metagenômica. Para confirmar a doença é necessário realizar exames de biologia molecular que detecte o RNA viral. O diagnóstico do novo coronavírus é feito com a coleta de amostra, que está indicada sempre que ocorrer a identificação de caso suspeito. Os casos graves devem ser encaminhados a um Hospital de Referência para isolamento e tratamento. Os casos leves devem ser acompanhados pela Atenção Primária em Saúde (APS) e instituídas medidas de precaução domiciliar.

3. Qual é o tratamento do coronavírus?

Não existe tratamento específico para infecções causadas por coronavírus humano. No caso do novo coronavírus é indicado repouso e consumo de bastante água, além de algumas medidas adotadas para aliviar os sintomas, conforme cada caso: medicamento para dor e febre (antitérmicos e analgésicos), uso de umidificador no quarto e tomar banho quente para auxiliar no alívio da dor de garanta e tosse. Assim que os primeiros sintomas surgirem, é fundamental procurar ajuda médica imediata para confirmar diagnóstico e iniciar o tratamento.

4. Quais são os sintomas?

Os sinais e sintomas clínicos são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. Os principais são sintomas são: febre, tosse, dificuldade para respirar.

5. Como se prevenir?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

. Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;

. Lavar frequente as mãos, especialmente após contato direto com doentes ou com o meio ambiente;

. Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

. Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;

. Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

. Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;

. Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;

. Manter os ambientes bem ventilados;

. Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;

. Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.

6. Qual a diferença entre gripe e o coronavírus?

No início da doença, não existe diferença quanto aos sinais e sintomas de uma infecção pelo novo coronavírus em comparação com os demais vírus. Por isso, é importante ficar atento às áreas de transmissão local. Apenas pessoas com sintomas e que tenham viajado para Wuhan, na China, são suspeitos da infecção pelo coronavírus.

Para saber mais: https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus#diagnostico

Saúde e Longa Vida!