Caminhar para o trabalho, por que não?

Sabemos que os congestionamentos são comuns nas grandes cidades. Em São Paulo, observamos, a cidade já está travada.


Todos os dias, as imensas filas causam lentidão na velocidade que, em alguns pontos da cidade, chega a ser de menos de dez quilômetros por hora. Em média, o paulistano gasta mais de duas horas no transporte para ir para o trabalho e um pouco mais do que isto para voltar para casa. Caminhando, uma pessoa, tranquilamente, vence cerca de cinco quilômetros em apenas uma hora.

Dependendo da distância, é preciso considerar se não ganharia tempo fazendo o trajeto a pé ao invés de ficar parado dentro de um carro. É aquela velha história: é mais rápido ir à padaria a pé do que ficar dando voltas no quarteirão para achar uma vaga para estacionar o carro.


Cada vez mais estudos apontam que quem caminha melhora o funcionamento do corpo. Apenas seis minutos de caminhada para o trabalho já podem melhorar a capacidade cardiopulmonar. E, com mais 30 minutos, que podem ser divididos 15 minutos pela manhã e mais 15 à tarde, são suficientes para a saúde do coração.


São inúmeras as razões para se adotar a caminhada para o trabalho. A primeira é que caminhar é menos estressante do que enfrentar o trânsito dirigindo e procurando lugar para estacionar, ou o transporte público, lotado. Caminhar ajuda a acalmar, inclusive após um dia difícil de trabalho. Ao caminhar à luz do dia, você aproveita o sol para dar a si mesmo uma dose de vitamina D, importante para a fixação do cálcio no organismo. Ao esticar as pernas e movimentá-las, o seu metabolismo já começa a queimar calorias. Andar a pé é ótimo para manter o coração saudável. Aproveite ao máximo seu trajeto para o trabalho. Ao menos, ande um quarteirão a mais na hora do almoço.


Dependendo do tempo que for caminhar, é possível que você opte por usar roupas esportivas e trocá-las ao chegar ao trabalho. No entanto, estar com o roupa do trabalho não é empecilho para caminhar. Basta que as peças sejam confortáveis – muitas roupas sociais têm esta qualidade. Calças e saias que restringem os movimentos das pernas devem ser evitadas. Homens são práticos e costumam usar sapatos confortáveis. As mulheres que trabalham de salto alto podem sair de casa usando sapatilha ou tênis e trocar o sapato ao chegar no trabalho.


Quem não está acostumado a andar, melhor começar aos poucos. Ande alguns metros a mais, até a outra parada de ônibus, antes de embarcar, ou desça uma parada antes da de costume. Vá aumentando o percurso gradativamente, um pouco por dia ou por semana, de acordo com o seu condicionamento físico.


São inúmeros os benefícios da atividade física: contribuem para a sensação de autoconfiança, otimismo, alegria e influenciam até no sono. A atividade física melhora a disposição para as atividades cotidianas. Também melhoram a força muscular e ajudam a manter o equilíbrio.


Bora caminhar para o trabalho? Saúde e longa vida!



Fabio Ferraz do Amaral Ravaglia (CRM-SP 54.294 e RQE 11.990/89) é cirurgião ortopedista e traumatologista. Desde 2005, é presidente do Instituto Ortopedia & Saúde (IOS), organização não governamental que tem a missão de difundir informações sobre saúde e prevenção a doenças, principalmente as associadas à terceira idade. É o idealizador e organiza o Projeto Cidadania - Caminhadas com Segurança, evento mensal que incentiva a atividade física e conta com uma feira de saúde aberta à população para a realização de exames gratuitos.


Em 2020, este evento completará 15 anos de existência e hoje é parte do calendário cativo de eventos do Parque Trianon, em S.Paulo, capital. Acontece todo último domingo do mês, a partir de fevereiro.


Para mais informações: www.ortopediaesaude.org.br | 11 3289 8000

Instituto Ortopedia & Saúde

Rua Itapeva, 490 - 10o. andar - São Paulo, SP (Próximo da Av. Paulista e do Metrô Trianon-Masp)

Telefones:  (11) 3289 8000  |  (11) 3373 8899  |  faleconosco@ortopediaesaude.org.br

Acompanhe-nos pelas redes sociais

  • TV Saúde no Youtube

Curadoria:  Rodrigo N. Ferraz  |  rodrigo@upbeatconsulting.com.br  |  55 11 5199 2919