Dicas para a atividade física de crianças e jovens


Aproximando-se o dia das crianças, preparamos algumas dicas de atividades físicas voltadas para crianças e adolescentes de 5 a 18 anos, extratídas de um vigoroso estudo realizado pelos Chief Medical Officers, do Reino Unido, em seu "Guia de Atividade Física 2019", publicado em setembro.


O levantamento mostra que nos últimos anos, houve uma crescente conscientização sobre o impacto que a inatividade e o comportamento sedentário podem ter na saúde. E evidências globais mostraram que os meninos normalmente são mais ativos do que as meninas em todas as idades. E que os níveis de atividade física diminuem da infância para a adolescência.


O comportamento sedentário não mostra-se simplesmente pela ausência de atividade física moderada ou vigorosa. Mas inclui comportamentos como assistir televisão, ler, trabalhar com um computador, sentar enquanto joga videogame ou viajar em um veículo a motor.


Algumas recomendações:


• Crianças e jovens devem praticar atividade física de intensidade moderada a vigorosa por uma média de pelo menos 60 minutos por dia durante a semana. Isso pode incluir todas as formas de atividade, como educação física, viagens ativas, atividades extracurriculares, jogos e esportes.


• Crianças e jovens devem se engajar em uma variedade de tipos e intensidades de atividade física ao longo da semana para desenvolver habilidades de movimento, aptidão muscular e força óssea.


• Crianças e jovens devem ter como objetivo minimizar a quantidade de tempo gasto em sedentarismo e, quando fisicamente possível, devem intercalar longos períodos de inatividade com pelo menos uma atividade física leve.


Se você pode contribuir com a saúde dos jovens à sua volta, incentive-os a acumular um mínimo diário médio de uma hora de atividade física semanal.


Saúde e longa vida!


_________

Há 14 anos, o Instituto Ortopedia & Saúde tem a missão de trazer informações sobre saúde e bem estar promovendo a correta orientação sobre hábitos saudáveis e preventivos para todos os públicos, independentemente de faixa etária, classe social, credo e de forma totalmente apartidária. Mensalmente promove o evento “Caminhadas com Segurança”, que acontecem todo último domingo do mês no Parque Trianon, em São Paulo, capital. www.ortopediaesaude.org.br | 11 3289 8000.


Instituto Ortopedia & Saúde

Rua Itapeva, 490 - 10o. andar - São Paulo, SP (Próximo da Av. Paulista e do Metrô Trianon-Masp)

Telefones:  (11) 3289 8000  |  (11) 3373 8899  |  faleconosco@ortopediaesaude.org.br

Acompanhe-nos pelas redes sociais

  • TV Saúde no Youtube

Curadoria:  Rodrigo N. Ferraz  |  rodrigo@upbeatconsulting.com.br  |  55 11 5199 2919