Outubro, o mês rosa.


Realizada mundialmente em outubro, o “Outubro Rosa” é uma campanha mundial e anual, que alerta a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. A mobilização também divulga dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade às mulheres. Dado o fato de que a doença é assintomática em seus estágios iniciais, diversas instituições abordam o tema encorajando as mulheres a realizarem seus exames preventivos.


O “Outubro Rosa” teve início em 1990 na "Corrida pela Cura", ocorrida em Nova Iorque, visando arrecadar fundos para pesquisas da Instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation. Sem o envolvimento de instituições públicas ou privadas, a medida que o movimento cresceu, o mês de outubro foi instituído, nos Estados Unidos, como o mês de conscientização nacional até se espalhar para o resto do mundo.


No Brasil a primeira ação aconteceu em São Paulo em 2002, com a iluminação cor-de-rosa do Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista. E, a partir de 2008, as iniciativas se intensificam: diversas entidades relacionadas ao câncer passaram a iluminar de rosa prédios e monumentos, transmitindo a mensagem da necessidade dos cuidados preventivos.



95% dos diagnósticos precoces se reverte em cura

Já o câncer de mama é um tumor maligno, um dos mais comuns segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), que acomete o tecido mamário e se desenvolve quando ocorrem alterações em alguns trechos das moléculas de DNA, gerando um cisto a partir da multiplicação de células anormais.


Desta forma, o diagnóstico precoce potencializa as chances de cura - cerca de 95% dos casos diagnosticados em estágio inicial têm esta possibilidade. A mamografia é imprescindível e é o principal método para o rastreamento da doença.


De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), das 11,5 milhões de mamografias que deveriam ter sido realizadas em 2018, apenas 2,7 milhões foram feitas. Essa diminuição acentuada nos exames reflete-se em um importante fator de risco para milhares ao mesmo tempo que ressalta, assim, a importância da campanha.


Pegue carona nesse movimento!

Durante o mês de outubro, dando visibilidade ao movimento, a SPTrans caracterizou um ônibus com a marca do Outubro Rosa que circulará por diversas linhas das zonas sul, oeste e centro da capital. Nesta terça-feira, 1º de outubro, será a linha 8029/10 - Shop. Portal - Term. Morumbi.


Saúde e longa vida!


Outras referências:

http://www.sptrans.com.br/noticias/zona-oeste-tera-onibus-rosa-na-operacao/

https://www.inca.gov.br/assuntos/outubro-rosa

https://www.mulherconsciente.com.br/


_________

Há 14 anos, o Instituto Ortopedia & Saúde tem a missão de trazer informações sobre saúde e bem estar promovendo a correta orientação sobre hábitos saudáveis e preventivos para todos os públicos, independentemente de faixa etária, classe social, credo e de forma totalmente apartidária. Mensalmente promove o evento “Caminhadas com Segurança”, que acontecem todo último domingo do mês no Parque Trianon, em São Paulo, capital. www.ortopediaesaude.org.br | 11 3289 8000.

Instituto Ortopedia & Saúde

Rua Itapeva, 490 - 10o. andar - São Paulo, SP (Próximo da Av. Paulista e do Metrô Trianon-Masp)

Telefones:  (11) 3289 8000  |  (11) 3373 8899  |  faleconosco@ortopediaesaude.org.br

Acompanhe-nos pelas redes sociais

  • TV Saúde no Youtube

Curadoria:  Rodrigo N. Ferraz  |  rodrigo@upbeatconsulting.com.br  |  55 11 5199 2919