Exames Importantes para as Mulheres

Em celebração ao mês da Mulher, o Instituto Ortopedia & Saúde relaciona alguns exames imprescindíveis para a boa saúde feminina. Você está em dia com eles?

Análise hormonal

Alterações hormonais afetem diretamente a qualidade de vida da mulher. O acompanhamento médico e os exames como os que permitem medir os níveis de hormônios como os T3, T4 e TSH devem ser realizados regulando e garantindo o melhor funcionamento geral do organismo feminino.

Colesterol

Acompanhando e monitorando os índices de gordura sanguíneos através dos exames para o acompanhamento do colesterol, as mulheres tem possibilidade de rever e melhorar os seus hábitos de alimentação - já que o aumento da gordura no sangue pode ser o estopim para doenças graves, como os cardíacos.

Densitometria óssea

A partir dos 50 anos a densitometria óssea se torna necessária permitindo diagnóstico e acompanhamento de problemas cada vez mais frequentes, especialmente após a menopausa, como a osteoporose.

Exames de urina e fezes

De forma preventiva, os exames de fezes e urina pela mulher permitem identificar diversos problemas de saúde e possibilitar tratamentos precoces potencializando as chances de cura.

Mamografia

Realizada de modo geral a partir dos 40 anos - ou antes, em caso de histórico familiar - é a principal arma contra o câncer de mama por permitir um diagnóstico precoce e, portanto, aumentar as chances de cura no tratamento. Deve ser realizado de forma periódica ou tão logo identificada alguma alteração em exames médicos; ou no autoexame das mamas.

Ultrassom das mamas

Outro exame que deve ser realizado preventiva e periodicamente. Permite detectar de forma antecipada anormalidades presentes nas mamas.

Ultrassonografia pélvica

É um dos mais importantes exames femininos permitindo a identificação e o diagnóstico de importantes alterações do sistema reprodutivo, especialmente útero e ovários, de forma antecipada e preventiva, como: infertilidade, ovários policísticos, endometriose, dores pélvicas, útero aumentado, gravidez tubária.

Ultrassom da tireoide

Trata-se de um exame fundamental pela observação do aumento da incidência de nódulos nesta glândula e da importância dela para a manutenção da saúde feminina. O ultrassom de tireoide possibilita a prevenção e o diagnóstico precoce de alterações no seu funcionamento e das doenças relacionadas.

Por que estes exames são tão importantes?

Porque permitem agir de forma preventiva e antecipada ao surgimento, ao agravamento de doenças e de outras diversas condições de saúde que acabam por macular a qualidade de vida da mulher. Além disso, os exames periódicos, ao permitirem diagnósticos antecipados e mais precisos, aumentam de forma geral as possibilidades de cura e de tratamentos menos dolorosos para diversas doenças que prejudicam a saúde da mulher.