Incorpore o Pedestrianismo na sua rotina.


O pedestrianismo é uma atividade que faz parte da história humana, pois desde os mais remotos tempos o homem “anda a pé”. No início, ele caminhava para suprir suas necessidades físicas, alimentar-se, proteger-se contra animais e intempéries. Ao longo do tempo o homem passou a caminhar para descobrir, conhecer e conquistar novos lugares.

A caminhada é uma atividade que pode ser realizada por jovens ou idosos. É totalmente saudável, relaxante e benéfica para o corpo e a mente. É democrática, pois permite que cada um tenha seu ritmo e acessível, pois não necessita de equipamentos para ser realizada.

Andar é simples, faz parte da condição e da constituição física humana. Hoje já existem várias formas de caminhar de acordo com a necessidade ou o objetivo do caminhante.

O pedestrianismo é praticado em ambientes ao ar livre, de preferência junto à natureza e auxilia seus praticantes à driblar o estresse e o sedentarismo, além de incentivar o respeito e a preservação ao meio ambiente.

Nas grandes cidades, os congestionamentos, a poluição e o estresse estão fazendo com que as pessoas repensem a mobilidade urbana. Em São Paulo, para chegar ao trabalho uma pessoa gasta, em média, 2 horas no trânsito e pouco mais do que isso para voltar para casa. Com apenas seis minutos de caminhada para o trabalho o indivíduo tem uma melhora da capacidade cardiopulmonar e mais 30 minutos adicionais, que podem ser 15 minutos pela manhã e 15 à tarde, são suficientes para a saúde do coração.

A OMS – Organização Mundial de Saúde – recomenda a prática de atividade aeróbica diária, durante 30 minutos, 5 vezes por semana.

Na Alemanha, cerca de 34 milhões de pessoas praticam o pedestrianismo em seu tempo livre. E isso não acontece por acaso. O país tem excelente infraestrutura para esta atividade, com 200.000 km de percursos demarcados e trilhas com belas paisagens, florestas, montanhas e vinhedos que oferecem temas e motivos diversos para a prática no país.

São inúmeros os benefícios desta atividade. Andar favorece o combate ao mau coletsterol, estimula a circulação sanguínea, aumenta a capacidade cardio-respiratória e a densidade óssea, ajuda a emagrecer e tonifica músculos. Também ajuda no controle do diabetes, hipertensão arterial, além de amenizar desequilíbrios posturais e articulares. A introdução da prática da caminhada, na rotina diária também oferece o combate ao mau humor, proporcionando bem estar emocional.

Recomendações mínimas de atividade física para adultos: • Adultos de 19 a 65 anos devem caminhar moderadamente no mínimo 150 minutos por semana. • Adultos de idade superior a 65 anos devem caminhar moderadamente 150 minutos por semana • Adultos com sobrepeso devem realizar atividade física maior que esta para perder peso associada a um programa nutricional.

10 Regras para caminhadas com segurança seguindo as regras de trânsito

1. Veja e seja visto. Esta é a regra número 1, principalmente nos centros urbanos. Verifique se o condutor do veículo percebeu sua presença. Procure utilizar roupas coloridas ou fluorescentes para as atividades.

2. Procure andar nas calçadas, ou em parques. Na falta de calçadas, andar no contrafluxo, para poder ver a aproximação dos carros.

3. Atravessar a rua com cautela e segurança. Como mamãe sempre disse: Atravesse na faixa, olhe para os dois lados e respeito o semáforo.

4. Em grupo, ande em fila única. Evite abrir os braços, ou fazer zig-zag. Esteja atento às bicicletas, skates, patins, cachorrinhos com guias curtas, pessoas com sacolas e bagagens.

5. Respeite os seus limites.

6. Esteja alimentado e hidratado.

7. CIDADANIA. Verifique o volume do celular. Evite também digitar ou navegar na Internet enquanto caminha. A distração pode causar acidentes.

8. Percurso seguro. Procure ruas movimentadas aonde outras pessoas caminhem, andem de bicicleta ou corram.

9. Utilize um sistema de navegação GPS (Celular),hoje disponível em vários aparelhos celulares.

10. Planejamento. Tenha uma meta de atividade mínima diária a ser cumprida. (10.000 passos). Hoje existem muitos recursos tecnológicos como apps, que monitoram sua condição física e auxiliam na prática esportiva.

______

Dr. Fabio Ravaglia é cirurgião ortopedista e traumatologista. CRM: 54.294 – RQE: 119090/8 . Preside o Instituto Ortopedia e Saúde, organização da sociedade civil, cujo objetivo é levar informação sobre saúde preventiva e qualidade de vida à população através de projetos e campanhas.

Acesse: www.ortopediaesaude.org.br e visite nossas redes sociais.

Instituto Ortopedia & Saúde

Rua Itapeva, 490 - 10o. andar - São Paulo, SP (Próximo da Av. Paulista e do Metrô Trianon-Masp)

Telefones:  (11) 3289 8000  |  (11) 3373 8899  |  faleconosco@ortopediaesaude.org.br

Acompanhe-nos pelas redes sociais

  • TV Saúde no Youtube

Curadoria:  Rodrigo N. Ferraz  |  rodrigo@upbeatconsulting.com.br  |  55 11 5199 2919