Festas de fim de ano? Exercite-se e gaste as calorias extras

Chega fim de de ano e nossa "maratona gastronômica" começa: planejar a festa e o cardápio, preparar os pratos tradicionais mais espetaculares; e, finalmente, como nossos amigos e familiares aproveitamos momentos especiais de felicidade e satisfação em fartas mesas, regadas à boa conversa e animação.

Nesta época, invariavelmente, acabamos ingerindo mais calorias do que pretendemos e ainda deixamos de lado as atividades físicas. Mas, nossa atenção à saúde deve ser permanente e alguns cuidados não impedem a nossa satisfação. Enfim, manter a rotina de exercícios e ingerir alimentos saudáveis para mantermos nossa saúde e disposição.

Segundo a Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte, de forma geral, a nossa necessidade calórica varia entre 30 e 50 calorias por quilo de peso corporal. A ingestão calórica dever ser igual ao gasto calórico ou menor, caso contrário há ganho de peso. A matemática para quem quer manter o equilíbrio é gastar mais e ingerir menos calorias. Gastamos energia de várias formas, até mesmo em repouso (1,2 kcal/min), mas é a atividade física que oferece melhor resultado para a queima calórica (até 20kcal/min em esforço físico vigoroso).

Convertendo calorias em tempo de exercício

Segundo pesquisa da Escola de Saúde Pública Bloomberg, da Universidade Johns Hopkins, se as pessoas tivessem a informação de quanto tempo elas teriam que se exercitar para perder as calorias, abundantes em algumas refeições, seriam mais seletivas no consumo de alguns alimentos. O estudo consistia em apresentar às pessoas a conversão do valor calórico de um copo de refrigerante em minutos de exercício. Depois de verem isto, muitas pessoas optavam por bebidas mais saudáveis e naturais. Aliar uma refeição equilibrada com horários para atividades físicas, mesmo nas festas, é totalmente recomendável! As diferentes modalidades esportivas podem ajudar e muito!

Segundo o Dr. Fabio Ravaglia, presidente do IOS, idealizador do Caminhadas com Segurança, cirurgião, ortopedista e traumatologista, a caminhada é um esporte completo, barato e fácil de praticar. Ele reforça ainda que você pode optar por práticas esportivas com quais tenha maior afinidade. Também sugere jogos e atividades dinâmicos, com os amigos e a família, ao longo do período das festas, como: vôlei, caminhadas, passeios de bicicleta, futebol, entre outros. Só não vale ficar só no sofá, TV ou celular.

Ajudando você a equilibrar consumo e gastos calóricos nas confraternizações preparamos um infográfico com a ajuda da nutricionista Rosana Rossetto, utilizando os alimentos mais queridos do Natal e do Ano Novo, respectivas quantidades de calorias por porção e o tempo de atividade física ideal para o gasto calórico.

É importante ressaltar que esta é somente uma simulação baseada em alguns dados como peso e tipo de atividade. Os gastos calóricos dependem de muitas variáveis (diferenças biológicas, ritmo circadiano, aptidão motora e mental, etc). Com relação aos exercícios a queima calórica depende da modalidade escolhida, intensidade e o nível de condicionamento.

E lembre-se: antes de fazer qualquer atividade física consulte seu médico! Aproveite as festas com equilíbrio! Alimente-se com consciência e pratique esportes.

Saúde e longa vida!

Instituto Ortopedia & Saúde

Rua Itapeva, 490 - 10o. andar - São Paulo, SP (Próximo da Av. Paulista e do Metrô Trianon-Masp)

Telefones:  (11) 3289 8000  |  (11) 3373 8899  |  faleconosco@ortopediaesaude.org.br

Acompanhe-nos pelas redes sociais

  • TV Saúde no Youtube

Curadoria:  Rodrigo N. Ferraz  |  rodrigo@upbeatconsulting.com.br  |  55 11 5199 2919