Atividade Física: grande aliada na prevenção do Câncer de Mama.

Muito se ouve sobre a importância da prática esportiva para a manutenção da saúde. E neste mês, de Outubro Rosa queremos destacar a importância da atividade física como uma grande aliada não só na prevenção do câncer de mama como também na reabilitação de pacientes.



Segundo dados do INCA - Instituto Nacional do Câncer - 59.700 novos casos de câncer de mama surgiram no Brasil (dados de 2018). Na luta para revertermos este quadro está a atividade física, reconhecidamente apontada pelos órgãos de saúde como importante e acessível para prevenção do Câncer de Mama e também coadjuvante em seu tratamento, se realizada sob orientação médica.


Mas, você sabe o que é o Câncer de Mama?

Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia, este tipo de câncer é decorrente da proliferação anormal, rápida e desordenada de células do tecido mamário. Embora a doença se desenvolva a partir de alterações genéticas, isso não significa que os tumores de mama são em sua maioria hereditários - correspondendo somente a cerca de 5% a 10% dos casos. Assim, podemos dizer que 90% não são de origem hereditária.


Quais são os outros fatores de risco?

Idade: mulheres acima de 50 anos, por alterações biológicas decorrentes do envelhecimento, têm risco aumentado.


Histórico reprodutivo e hormonal: problemas relacionados à produção pelo próprio organismo ou uso continuado do hormônio estrogênio, como no caso da reposição hormonal.


Exposição frequente à radiação ionizante: Raio x, mamografia, tomografia computadorizada.


Obesidade: excesso de peso aumenta a produção de estrogênio e insulina.


Sedentarismo: causa prejuízos à saúde de forma geral, incluindo a desativação do sistema imunológico.


Consumo de bebidas alcoólicas e tabagismo.



Como a atividade física pode proteger sua saúde?

Deixar o sedentarismo não é tarefa das mais fáceis. Exige esforço, atitude, convicção. Mas a boa notícia é que a prática diária de atividades físicas também potencializa alimentação mais saudável, melhora do humor, a disposição, o otimismo e a auto-confiança. Quando o seu corpo se movimenta, você faz interagirem os sistema nervoso e hormonal.


A atividade física provoca descargas de adrenalina dando a sensação de agilidade. Assim, a frequência de atividades físicas - liberando a adrenalina de forma regular -, faz com que o cérebro entenda isso como prazer, liberando endorfinas relacionadas ao bem estar.



Benefícios da Atividade Física

Ativa o sistema imunológico;

Melhora a circulação sanguínea;

Reduz o risco de doenças cardiovasculares;

Fortalece a estrutura ósseo, e

Melhora o metabolismo e reduz o risco de diabetes, osteoporose e obesidade.



O que acontece com seu corpo durante as atividades físicas?

Coração: durante o exercício o coração trabalha mais rápido, bombeia mais sangue e irriga todos os músculos que usamos para realizar os exercícios.


Respiração: A respiração rápida faz a troca do dióxido de carbono por oxigênio.


Músculos: quando ativos, todo o sistema age coordenadamente.


Mudança no DNA: o exercício físico ativa genes adormecidos como os relacionados às instruções de produção muscular.


Produção de endorfinas: melhoram a concentração, a memória, o bom humor, o sistema imunológico e têm efeito antienvelhecimento.


Concentração: células cerebrais em alta atividade garantem clareza mental e foco.


Circulação: caminhar reduz a pressão arterial durante 24 horas após o término do exercício.


Redução da sonolência: a adrenalina produzida na atividade física permanece agindo por algumas horas, deixando você mais disposta.


Eficiência pulmonar: as trocas gasosas são melhores permitindo que uma maior quantidade de impurezas seja expelida do pulmão.


Gasto calórico: segundo pesquisas da Universidade de Yale, com o metabolismos sendo acelerado, você continua a pessoa continua a emagrecer após algumas horas de exercício.


A American Society recomenda duas horas de exercícios físicos semanais e outros estudos apontam para menor probabilidade de casos em mulheres que dedicam mais horas às atividades físicas durante a semana. O fato é que uma rotina de exercícios físicos regulares definitivamente pode mudar a sua vida pra melhor.



_____

Dr. Fabio Ravaglia é cirurgião ortopedista e traumatologista. CRM: 54.294 | RQE: 119090/8 . Preside o Instituto Ortopedia & Saúde, organização da sociedade civil, cujo objetivo é levar informação sobre saúde preventiva e qualidade de vida à população através de projetos e campanhas.

Instituto Ortopedia & Saúde

Rua Itapeva, 490 - 10o. andar - São Paulo, SP (Próximo da Av. Paulista e do Metrô Trianon-Masp)

Telefones:  (11) 3289 8000  |  (11) 3373 8899  |  faleconosco@ortopediaesaude.org.br

Acompanhe-nos pelas redes sociais

  • TV Saúde no Youtube

Curadoria:  Rodrigo N. Ferraz  |  rodrigo@upbeatconsulting.com.br  |  55 11 5199 2919