14 de novembro: Dia Mundial do Diabetes

O Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, foi criado em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) junto à Organização Mundial de Saúde (OMS) para conscientizar todo o mundo sobre os problemas associados à doença: alta mortalidade por doenças cardiovasculares (infartos e insuficiência cardíaca), AVC (derrame), complicações específicas da doença, como insuficiência renal, perda da visão, alteração de sensibilidade nos membros inferiores e consequentes úlceras e amputações.



Em 2006, a Organização das Nações Unidas entrou nessa parceria, por meio da resolução nº 61/225, para conscientizar todas as nações do mundo de que o diabetes é, de fato, uma doença epidêmica com impacto social e econômico grave, principalmente entre os países em desenvolvimento. Nasceu, portanto, o Dia Mundial de Diabetes, em 14 de Novembro, apontando para um Novembro Diabetes Azul - a entrada da ONU e a cor azul, simbolizando a bandeira da entidade, deram um peso político incomensurável.


O dia 14 de novembro, como o "Dia Mundial de Diabetes", ficou assim pactuado para celebrar, do ponto de vista de alerta e conscientização, homenagem ao aniversário do Dr. Frederick Banting. Banting e seu assistente, o estudante Charles Best, descobriram a insulina em 1921, na Universidade de Toronto. Portanto, a insulina fará, em breve, 100 anos de sua descoberta - seus descobridores ganharam Prêmio Nobel, por ter salvado e mudado a vida de tantas pessoas.


O ‘Dia Nacional do Diabetes’ é referido por alguns em 26 de junho e o 'Dia Internacional do Diabético' é celebrado como 27 de junho - mas não constam no calendário do Ministério da Saúde. As datas, além de também não terem o mesmo peso, no caso do dia do Diabético, rotula portadores pelo nome da doença - idéia que a IDF (Federação Internacional de Diabetes) e a SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes) tem procurado desestimular.


Saúde e longa vida!


Instituto Ortopedia & Saúde | 11 3289 8000


Instituto Ortopedia & Saúde

Rua Itapeva, 490 - 10o. andar - São Paulo, SP (Próximo da Av. Paulista e do Metrô Trianon-Masp)

Telefones:  (11) 3289 8000  |  (11) 3373 8899  |  faleconosco@ortopediaesaude.org.br

Acompanhe-nos pelas redes sociais

  • TV Saúde no Youtube

Curadoria:  Rodrigo N. Ferraz  |  rodrigo@upbeatconsulting.com.br  |  55 11 5199 2919