11 de novembro: dia nacional de conscientização sobre o zumbido

Zumbido é um termo médico para a sensação de ouvir som em seus ouvidos quando nenhum som externo está presente. Na maioria dos casos, o zumbido é um barulho subjetivo, ou seja, só o paciente pode ouvi-lo. Normalmente, os pacientes descrevem o som como ” zumbido nos ouvidos”, embora outros o descrevam como assobio, murmúrio e rugido.

Também pode ser definido como toda a percepção de som na ausência de um estímulo sonoro correspondente no ambiente a sua volta. Ou seja, é um som que se percebe no ouvido ou na sua cabeça, mas que não esta sendo gerado no ambiente naquele momento.

No Brasil estima-se que cerca de 28 milhões de brasileiros sofrem de zumbido, uma condição conhecida em inglês como “tinnitus”.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) no mundo são cerca de 278 milhões de pessoas com esse problema. Destes 2% tem sintomas graves e de 0,5% a 1% tem prejuízos importantes nas atividades diárias.

Apesar do nome, sabe-se que pouco se lembra “zzzzzzzzzzz”, como um enxame de abelhas. Alguns pacientes comparam com um barulho de cigarra, apito, concha, panela de pressão, chiado, cachoeira. Pode ser continuo ou intermitente e ser mono ou politonal. Pode estar presente em um ou nos dois ouvidos. A sensação pode ser de estar dentro da cabeça.

Causas e zumbido na terceira idade

Muitas doenças podem causar o zumbido e o paciente pode apresentar um ou mais sintomas. Excesso de cera, infecções, lesões do ouvido, perda auditiva induzida por ruído também são possíveis causas do problema, entretanto diversos outros fatores que parecem não ter nada a ver com o sistema auditivo podem dar origem a esse sintoma.

Curiosamente, mesmo quando não há doenças graves, o zumbido pode prejudicar a qualidade de vida do individuo e seus familiares. Assim, independente da causa é imprescindível consultar um otorrinolaringologista.

A impressão de que o zumbido atinge mais os idosos é falsa, mas tem uma explicação: cerca de 90% dos casos têm como causa principal a Perda Auditiva. Como esse problema atinge mais a terceira idade, há mais ocorrências de zumbido nessa faixa etária.

Portanto o zumbido não faz ninguém perder a audição e costuma ser consequência desta. O som incomodo, entretanto pode aparecer em qualquer idade, em pessoas com audição normal ou não.

Instituto Ortopedia & Saúde | 11 3289 8000