Programa de Sustentabilidade

Outra ação importante do IOS é o incentivo à sustentabilidade. Promovemos a coleta de radiografias antigas para reciclagem. As radiografias são muito utilizadas para identificação de lesões e patologias. Como são exames importantes, as pessoas costumam guardá-las por um longo período. Porém, quando não são necessárias, as radiografias são descartadas geralmente em lixo comum.

 

Isso é um erro e afeta diretamente o meio ambiente, pois as chapas de raio X vão parar em aterros sanitários, contaminando o solo e o lençol freático e, consequentemente, atingem a água que consumimos. Além disso, o acetato, material utilizado nas chapas, leva mais de 100 anos para se decompor. E a chapa é coberta por uma fina camada de grãos de prata, um metal pesado e altamente poluente e prejudicial à saúde. A liberação da prata no meio ambiente é proibida pela ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária e pelo CONAME - Conselho Nacional do Meio Ambiente.

destinação correta das chapas de raio X poupa o meio ambiente e gera empregos. Devidamente tratados, o acetato e a prata são reaproveitados para criação de bijouterias e embalagens. O Instituto Ortopedia & Saúde realiza a coleta de chapas de raio X durante o evento Caminhadas com Segurança, que ocorre um domingo por mês e mantém o posto de coleta em nossa sede, na Rua Itapeva, 490 - Conjuntos 101 e 102, São Paulo-SP.

Instituto Ortopedia & Saúde

Rua Itapeva, 490 - 10o. andar - São Paulo, SP (Próximo da Av. Paulista e do Metrô Trianon-Masp)

Telefones:  (11) 3289 8000  |  (11) 3373 8899  |  faleconosco@ortopediaesaude.org.br

Acompanhe-nos pelas redes sociais

  • TV Saúde no Youtube

Curadoria:  Rodrigo N. Ferraz  |  rodrigo@upbeatconsulting.com.br  |  55 11 5199 2919